UTILIZAÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO PARA MELHORIA ORGANIZACIONAL

Isabella Chagas Andrade, Danilo Garbazza Vieira

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a importância do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para as empre-sas. Para isso, foi realizado um levantamento de estudos que abordam o MEG e o seu impacto nas organizações.São apresentados os conceitos fundamentais desse modelo, bem como os critérios que compõem o mesmo e quegarantem para a organização uma melhor compreensão de seus sistemas gerenciais, possibilitando uma visãosistêmica da gestão. A conquista da excelência organizacional é um fator indispensável para conduzir a empresana direção do sucesso. O MEG tem como principal meta auxiliar as organizações brasileiras no desenvolvimentode uma gestão de excelência, fornecendo elementos para estruturação de um modelo de gestão baseado em 13fundamentos e 08 critérios. Tais critérios, quando adotados de forma efetiva, direcionam as organizações na buscada excelência da gestão, elevando-as para um nível de competitividade mundial.Palavras-Chave: : Modelo de Excelência de Gestão (MEG), Gestão e Desempenho Organizacional

Referências


CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle da Qualidade Total. 2ª ed. Minas Gerais: INDG Tecnologia e Serviços

Ltda, 2004.

CARVALHO, Antônio Vieira de; SERAFIM, Oziléa Clen Gomes. Administração de Recursos Humanos. São Paulo:

Pioneira, 1995, v.2.

DEGEN, Ronald Jean; MELLO, Álvaro Augusto Araújo. O empreendedor: Fundamentos da iniciativa empresarial.

São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

EMPREENDEDOR. NEGÓCIOS CRIATIVOS, INOVADORES E RENTÁVEIS. Disponível em: http://empreendedor.

com.br/noticia/empresas-que-adotam-modelo-da-fnq-crescem-acima-da-media. Acesso em: 04 mar. 2015.

FERRAZ, João Carlos; KUPFER, David; HAGUENAUER, Lia. Made in Brazil: Desafios competitivos para a indústria.

Rio de Janeiro: Campus, 1996.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Introdução ao Modelo de Excelência da Gestão (MEG). São Paulo:

Disponível em: http://www.mbc.org.br/mbc/uploads/biblioteca/1300823597.7285A.pdf. Acesso em: 28

mar. 2015.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de excelência. São Paulo, 2009. Disponível em: http://

pt.slideshare.net/WladVCamp/criterios-excelencia-2009. Acesso em: 04 set. 2014.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de excelência. São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.

mbc.org.br/mpe/arquivos/download/Criterios_Excelencia2010.pdf. Acesso em: 09 jan. 2015

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de Excelência. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.

fnq.org.br/criterios_completo_isbn_pdf_-_FINAL.pdf. Acesso em: 27 ago. 2014.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. 20 anos da FNQ. São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.fnq.

org.br/Publicacao/publicao_pdf/book20anos_online.pdf. Acesso em: 09 abr. 2015.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Perguntas Frequentes. Disponível em http://www.fnq.org.br/

perguntas-frequentes/3. Acesso em: 19 nov. 2014.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios Primeiros passos para a excelência. Disponível em: http://

www.fnq.org.br/informe-se/publicacoes/criterios-de-avaliacao-da-gestao/ primeiros-passos-para-a-excelncia.

Acesso em: 05 jan. 2015.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. E-book: Modelo de Excelência de Gestão. São Paulo: 2014. Disponível

em: http://ftp2.fnq.org.br/2014/e-book_MEG.pdf. Acesso em: 01 abr. 2015

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Revista Classe Mundial: Excelência em Movimento. São Paulo: 2014.

Disponível em: http://fnq.org.br/informe-se/publicacoes/periodicos/revista-classe-mundial.

Acesso em: 17 mai. 2015

Ciência Atual | Rio de Janeiro | Volume 8, Nº 2 • 2016 | inseer.ibict.br/cafsj | Pg. 13-14

GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de

Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.

ISHIKAWA, Kaoru; Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campos, 1993.

JURAN, Joseph Moses. A qualidade desde o projeto: Os novos passos para o planejamento da qualidade em

produtos e serviços. 3 ed. São Paulo: Ed. Pinoneira,1992.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. 9ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LIMA, Agnaldo. Gestão de Marketing Direto: da conquista ao relacionamento com o cliente. São Paulo: Atlas,

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração. São Paulo: Atlas, 2004.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade - Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2009.

PORTER, Michael Eugene. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de

Janeiro: Campus, 1992.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.